No final de semana estive na belíssima cidade de Saint Petersburg, na região Noroeste da Flórida, um evento chamado ISCA International Cup. Não tenho a certeza de quantos nadadores lá estavam, mas estamos falando de pelo menos 1.500 atletas, arquibancadas cheias, bons resultados, sorrisos por todo lado, e dinheiro, muito dinheiro.
O aspecto financeiro de um evento é que dá sustentabilidade e perspectiva para ele. A natação nos Estados Unidos, que faz a melhor natação do mundo, é um negócio, um grande negócio.
Nos Estados Unidos, todos pagam para nadar, para competir, pagam pelas inscrições, pelo fardamento, pelas viagens, até mesmo os pais pagam entrada para assistir as competições. O fato de “pagar” não é o que faz a natação americana grande, é a sustentabilidade que dá ao esporte.
Precisamos também identificar que nas universidades, onde tudo será muito mais caro, os atletas-estudantes recebem a recompensa, seja pela parte acadêmica (bons alunos sempreI) ou pela parte esportiva, melhores tempos, mais possibilidades.
Assim, esta fase de desenvolvimento, de natação de categorias não passa de um investimento e que, se bem aproveitado, gera grandes resultados. Com uma média de cerca de 40 mil dólares por ano, as universidades são caras para os americanos, e este “investimento” é a oportunidade de aumentar as chances lá na frente.
Voltando para a ISCA Cup, fiquei impressionado. Com tudo, tudo mesmo. Competição boa, forte. Eliminatórias em 25 jardas, dois cursos, mulheres num lado, homens no outro. Finais em piscina de 50 metros, isso mesmo, todos os dias, a piscina era trocada de curta para longa além da recolocação dos blocos de partida. Eram seis finais, A, B e C, para 15 e 16 anos de idade, e outras três para 17 anos acima. Os dez primeiros colocados da final A ganhavam medalha, e que medalha linda! Outra característica destes eventos: qualidade em tudo!
A entrada 20 dólares por dia, se for só nas eliminatórias os mesmos 20, só vim na final 20, sem discussão, nem reclamação. Eram cinco dias de competição, fui em quatro, deixei 80 por lá. Na entrada você ganha o balizamento da competição, é importantíssimo no espírito do americano estar atendo ao evento, entender e acompanhar. Ganhava um belíssimo programa onde constavam informações gerais da competição, tabela de recordes, coisa de qualidade mesmo.
As arquibancadas estiveram cheias todos os dias. Competição animada, narração das provas in loco além da transmissão ao vivo via streaming pelo site Floswimming, mais 25 dólares ali para assistir.
Se tudo isso é caro, eu não cheguei nas inscrições. Cada nadador paga um “surcharge” que fica para a sede, 25 dólares. Cada atleta pode nadar até 10 provas e o valor é único 155 dólares por cabeça. Se o seu time tiver mais de 10 nadadores, cai para 145 dólares, mais de 25 cai para 135 dólares, se tiver mais de 40 custa 125 dólares.
Ao final de tudo isso, premiação para os melhores clubes, melhores performances, alguns Olympic Trials Qualifiers, ou seja, atletas que alcançaram seus sonhados e fortes índices de classificação para a Seletiva Olímpica Americana. Um grande faturamento para quem organizou tudo e a natação americana sempre forte e punjante.
Não preciso dizer que por volta do evento existe uma verdadeira Disneylandia de produtos e vendas. Desde material licenciado do evento, até uma loja (gigante) de natação, lanchonetes, restaurantes e afins. O negócio foi realmente grande.
Eu moro nos Estados Unidos há 25 anos, isso não é novo. Mas talvez nunca tenha me chamado tanto a atenção como agora. Falo por não ser mais treinador, meu olhar é diferente e consigo identificar como a natação americana está a frente de todo mundo. Os grandes resultados, os grandes nadadores, são todos produtos deste sistema organizado e sustentável.
Imagina que fora todo este sistema forte e produtivo ainda existe a melhor natação escolar do mundo (mais de 10 milhões de atletas-estudantes no high school) e a fenomental natação universitária, a melhor do mundo e sonho de consumo de todos nós.
A Newsletter do Coach é mais uma forma de comunicação que fazemos trazendo detalhes de como funciona a natação americana. Quer vir participar e vivenciar tudo isso? Sonha em poder nadar e estudar por aqui?
Entre em contato conosco, tenho certeza de que posso ajudar você a fazer isso se tornar realidade.
Coach Alex Pussieldi